A CCABM

Histórico

A Casa de Caridade “Adolfo Bezerra de Menezes” nasceu à beira da estrada e foi desenvolvendo seu trabalho sob cajueiros, mangueiras e nos alpendres das casas de sapé das famílias de extrema pobreza da comunidade de Massaranduba, distrito de São Gonçalo do Amarante, no final de abril de 1985, por uma solicitação de Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, o Médico dos Pobres, nascido no dia 28 Agosto de 1831 no Riacho do Sangue, no Ceara, a atual Presidente da CCABM, Mércia Maria Almeida de Carvalho que, nessa época, dirigia o Departamento de Assistência da Federação Espírita do RN. Local de grande pobreza, enormes necessidades físicas e espirituais, ali floresceu a semente do Evangelho de Jesus levando conforto, reformulando hábitos e sentimentos.

As visitas semanais foram agregando famílias da comunidade e voluntários, tornando-se então um trabalho de promoção e assistência moral e espiritual, com grande responsabilidade e compromisso para toda equipe. A Evangelização, a Coragem e o Amor foram o marco inicial, sob a tutela de Dr. Bezerra de Menezes. No dia 6 de Junho de 1985, na varanda da casa de Mércia, com um grupo de 60 trabalhadores voluntários, foi oficialmente criada a Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes.

Um mês depois era considerada de Utilidade Pública Estadual e com 60 dia após, de Utilidade Pública Municipal.

Parcerias foram buscadas, para melhoria da localidade e desenvolvimento do trabalho que se iniciava. A semente lançada pelo Apóstolo do Bem, Bezerra de Menezes, vem dando frutos promissores. Continua sendo uma árdua tarefa, cheia de percalços, dificuldades, mas a Fortaleza, a Esperança, a Fé e o Amparo dos benfeitores amados continuam a direcionar os passos daqueles que amam as 140 famílias assistidas na comunidade de Massaranduba, que tomou uma nova feição tanto física quanto espiritual, porque o AMOR cobre a imensidão das nossas necessidades.

Junto a Prefeitura Municipal do Natal foi conseguido em 1987, o terreno para a construção da se própria que foi concluída e inaugurada em 09/07/2006. Foram dezesseis anos de luta e intenso trabalho para finalizar a sede própria que hoje nos acolhe.

Sete anos depois de sua fundação, adquirimos o primeiro terreno, em Massaranduba, iniciando assim a construção de seu primeiro complexo, o Centro Espírita “Núcleo Avançado da Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes”, bem pequeno mas cheio de Amor. Depois, com as parcerias foram surgindo as outras instalações que se espalharam pelo espaço cheio de cajueiros e mangueira, albergando nossas crianças, jovens, adultos e idosos, e abrindo para todos novos horizontes.

No início de 1988, após o Culto do Evangelho no Lar, Dr. Bezerra de Menezes conversa com Mércia e diz: ”Minha filha, é hora de reacendermos a chama do ideal espírita no nosso tão querido Nordeste”. Lembra então a frase de Emmanuel: “A maior caridade que podemos fazer a Doutrina Espírita é a sua Divulgação”. Sob o amparo de Dr. Bezerra e de Maria de Nazaré, Patrona do Evento, surgem o 1º e o 2º Seminário Espírita de Natal e em 27 de agosto de 1990 o 1º Congresso Espírita do Rio Grande do Norte”. A feitio dos Bandeirantes, a CCABM abriu caminhos para a ampla divulgação do Espiritismo, levando com muita responsabilidade e respeito informações da Doutrina Espírita no seu tríplice aspecto, recebendo participante de quase todos Estados Brasil.

Muito mais teríamos a contar nestes 25 anos de muito aprendizado e labor na Doutrina dos Espíritos, seara de Luz, sob a tutela e o amparo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Mestre amado.